terça-feira, 21 de abril de 2009

Introdução

Muito bem, sou livre neste momento. Tenho esta oportunidade de liberdade, de realização de um portfólio na área de Enfermagem, da reflexão e expressão do que me vai na alma sem represálias. Sim, porque nos dias de hoje, de pouca tolerância e compreensão, temos de agir e falar como a maioria, senão arriscamo-nos a perder a razão (e, quiçá, o emprego!) ou a sermos considerados loucos.
Neste espaço de consideração pela minh
a pessoa (a Teresa ou Teresinha), pela minha experiência pessoal e profissional, no âmbito da unidade curricular “Dinâmica de Grupo e Desenvolvimento Pessoal”, inserida no Curso de Complemento de Formação em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, irei abordar o tema fulcral da Enfermagem, o Cuidar. Citando a conceituada teórica Jean Watson (2002): “Cuidar é a essência da Enfermagem e o foco mais central e unificador da sua prática.” Foi-nos pedido pelo professor docente, António Nabais, que o trabalho final fosse uma construção para além de um trabalho escrito, com maior suporte das inovações da informática. Assim, construi este blogue para expressar as ideias que construí ao longo da vida e divulgá-las não só a alguém da área profissional com abertura mental e emocional suficientes para me compreender (ou, no mínimo, tentar compreender), mas também a um público mais alargado.
Irei então, de uma forma autêntica, “abrir” o que sou e permitir revelar as minhas reflexões sobre a matéria do Cuidar que é implícita à Teresa (pessoa e profissional). De uma forma simples, séria, clara, objectiva e inter-relacionando-a com as nossas aulas da unidade curricular, iniciarei esta minha reflexão com a definição do Cuidar, relacionando-a de seguida com outros conceitos implícitos: Vida, Humanidade, Saúde. Reflectirei sobre o Cuidar e Descuidar, sobre a importância da comunicação e da relação de ajuda no contexto profissional, sobre a importância de cuidarmos de nós próprios e, finalmente, farei uma reflexão em que tentarei, humildemente, partilhar convosco algumas sugestões sobre como o Cuidar deveria ser.
Não quero nem posso desperdiçar esta oportunidade! Está, desde já, a ser um imenso prazer e ganho a construção deste texto. A minha aposta é feita, então, tanto no conteúdo escrito como na expressão, bem como num processo interactivo em que o próprio leitor possa participar. Quem sabe, tocar no coração de algum ser humano. Agradeço aos meus colegas, pela partilha e confiança, e ao professor, por ter cuidado tão bem de nós e, em particular, ter-me dado a coragem para partilhar e gritar o que sinto.

2 comentários:

Tiago Villanueva disse...

Teresa, muitos parabens pela coragem e iniciativa, e muito boa sorte!

Agora tens que dar a conhecer o teu trabalho ao mundo, e "linkar" o teu blogue a muitos outros, e reciprocar.

Recomendo tambem que vejas com atencao o site seguinte, segue uma linha ideologica semelhante a tua:

http://www.wellnessaid.com/

Paty disse...

Amiga Teresa,
Parabéns pelo teu optimo trabalho...e por teres a sensibilidade de compreender a dimensão tão vasta do cuidar e não te focares apenas no cuidar em situação de doença..ou na prevenção da mesma..todos vivemos no mesmo planeta..e se ele estiver doente (na minha opinião já está em agonia há algum tempo mas pronto..) nós estaremos muito pior..temos mesmo que ganhar essa consciência de que tudo o que se passa à nossa volta ou a milhões de Km interfere conosco...há que respeitar a vida...em toda a sua dimensão..parabens amiga..